Na época de jesus  como nos dias atuais  haviam muitos  messias(CHARLATÕES) muitas pessoas que apareciam dizendo ser alguma coisa e a rebanhavam alguns.

Jesus filho de um carpinteiro da cidade de Nazaré surge nesse contexto

E pelo testemunhos que João dava dele ele consegue alguns seguidores enquanto anunciava a proximidade de um reino…

Seus primeiros discípulos até a festa de Canaã da galileia  onde ele transforma água e vinho, o segue sem que ele tenha feito nenhum sinal mas a bíblia declara e  deixa subtendido no texto de joão capitulo 2 que seus discípulos os seguiam mas não criam nele (seguiam ele pelo testemunho de João que o povo considerava profeta)até que ele faz o milagre na festa de casamento e diz o texto que jesus revela sua gloria a seus discípulos ai ele creram nele…

Durante seu ministério  Jesus prega a palavra alguns creem nele outros não ,o consideram um enganador mas ele têm quatro testemunhos a lei pedia três testemunhos para comprovar  alguma verdade ele têm quatro alem do proprio testemunho

Só que ele não pode testemunha a respeito de si mesmo pois esse testemunho não é valido.

O testemunho de João atraiu muita gente a ele só que ele não aceita o testemunho de João pois ele não aceita gloria de homens

A somente tres  testemunhos que ele aceita

O testemunho das obras que ele realiza

O testemunho do pai

 O testemunhos das escrituras

Em resumo ele não aceita o testemunho do homem  e para comprovar que ele é o filho de  DEUS em todas os tempos ele não precisa do testemunho humano ainda que esse leve pessoa até ele quando eles chegam a Jesus esses tres  Darâo testemunhos dele pois  ele só aceitara os testemunhos das obras: do pai: e das escrituras…

NÃO ELE NÃO ERA CHARLATÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

JOÃO 5:31 — Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. 32 Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade. 33 Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. 20 34 Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.

35 — João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. 36 Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. 37 Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. 21 38 As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não crêem naquele que ele enviou. 39 Vocês estudam as * Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. 40 Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida.

41 — Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas.

[1]

 


20 5.33 Jo 1.19-27; 3.27-30

21 5.37 Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22

* ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12.24; João 5.39).

[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2000; 2005. Nova Tradução na Linguagem de Hoje . Sociedade Bíblica do Brasil